A Instituição

As Comunidades Terapêuticas, adotando o modelo científico associado a outras técnicas, vêm desempenhando um enorme benefício às pessoas que sofrem com a Síndrome da Dependência Química e à sociedade como um todo.

A abordagem básica na Comunidade Terapêutica é o tratamento do indivíduo como um todo, levando em consideração suas potencialidades e a força presente na coletividade. Ao vivenciar situações semelhantes de abuso de substâncias, a mútua ajuda torna-se fator relevante no processo terapêutico. Na Comunidade Terapêutica as atividades da vida cotidiana oferecem todo um currículo de aprendizagem sobre o próprio eu, sobre o relacionamento com os outros e sobre a retomada de comportamentos, atitudes e valores de uma vida saudável.

Diante da situação de dor e sofrimento, violência e perda dos valores morais e sociais causados pelo uso abusivo e dependência de álcool, tabaco e outras drogas, a Comunidade Terapêutica Essência de Vida desenvolve um Programa de Acolhimento, Prevenção de Recaída e Reinserção Sociofamiliar para dependentes químicos.

A Comunidade Terapêutica Essência de Vida foi fundada em 4 de setembro de 1994 e está instalada numa área de 42.000m no município de Araquari/SC num ambiente saudável de tranquilidade e interação com a natureza e com as pessoas.

Desde o início de suas atividades a Essência de Vida, presta serviços de assistência em saúde para dependentes químicos, sendo na maioria vindos do Município de Joinville e região, abrangendo principalmente a faixa etária de 18 a 30 anos.

A Comunidade Terapêutica Essência de Vida apresenta o Programa Terapêutico diferenciado, com o acompanhamento do dependente químico durante 12 meses. Focado no desenvolvimento de estratégias de Prevenção de Recaída e no acompanhamento do dependente químico, através do Programa de Reinserção Sociofamiliar.

Qualificação e Registros Utilidade Pública Municipal Em 29 de Outubro de 1990 através da Lei nº 2.451 foi declarado de Utilidade Pública pelo prefeito municipal Luiz Gomes. Utilidade Pública Estadual Em 14 de janeiro de 2009 através da Lei nº 14.630 foi declarado de Utilidade Pública pelo Governador do Estado Luiz Henrique da Silveira. Utilidade Pública Federal Em 22 de Junho de 1999 foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto de 21 de Junho de 1999 reconhecendo a Entidade como de Utilidade Pública Federal.

Outros Registros

• ACCTE – ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE COMUNIDADES TERAPÊUTICAS
• AJOS – ASSOCIAÇÃO JOINVILENSE DE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
• CNAS – CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
• CEBAS – CERTIFICADO DE ENTIDADE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
• CONSELHO ESTADUAL DE ENTORPECENTES
• CONSELHO MUNICIPAL DE ENTORPECENTES
• FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE COMUNIDADES TERAPÊUTICAS
• SECRETARIA NACIONAL SOBRE DROGAS – SENAD

Missão

- Dar condições ao dependente químico de reabilitar-se
biopsicossocial e espiritualmente;
- Manter-se reinserido na família e na sociedade;
- Exercer a cidadania e melhorar sua qualidade de vida.

Visão

Alcançar a excelência no atendimento a dependentes químicos e familiares, através do Programa de Acolhimento da Comunidade Terapêutica Essência de Vida.